Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

APRESENTAÇÃO DA DUCATI MULTISTRADA V4 RS NA EUROPA – PURO SANGUE ITALIANO

APRESENTAÇÃO DA DUCATI MULTISTRADA V4 RS NA EUROPA – PURO SANGUE ITALIANO

A nova Ducati Multistrada V4 RS tem a proposta de ser a motocicleta da categoria Turismo mais esportiva de todos os tempos

A Ducati acaba de apresentar a nova V4 RS. Produzida em série numerada, a moto é a mais recente adição à família Multistrada, que reúne modelos da categoria Turismo e este ano celebra o seu vigésimo aniversário. O novo modelo está equipado com o motor Desmosedici Stradale, derivado da superesportiva Panigale V4. Com embreagem seca e calibrações eletrônicas dedicadas, a proposta é ambiciosa: oferecer sensações de pilotagem sem precedentes e tornar a V4 RS a Multistrada mais emocionante já criada. O peso do modelo é reduzido graças à escolha de componentes feitos de materiais como fibra de carbono para as superestruturas e titânio para o chassi auxiliar. Uma pintura única, na cor Iceberg White, foi desenhada pelo Centro Stile da Ducati, com referências à máquina utilizada pelas equipes da Ducati na MotoGP. O número de cada unidade é afixado em uma placa de alumínio anodizado preto com uma bandeirinha italiana aplicada no garfo triplo. A motocicleta estará disponível nas concessionárias da rede europeia a partir de janeiro do próximo ano em versão única.


A V4 RS é a única da família a adotar o motor Desmosedici Stradale de 1.103 cc, utilizado na SuperBike, competição motos esportivas derivadas de veículos de série. Para combinar a suavidade e a regularidade típicas das motos de turismo com as características esportivas da Panigale e da Streetfighter, a Ducati calibrou propulsor para obter uma curva de entrega de potência fluida e regular a baixas rotações. Uma personalidade que também se expressa graças ao som do escapamento, profundo em níveis baixos, como nas superbikes durante a aceleração em altas rotações. Os objetivos foram alcançados com a adoção do filtro de ar da Panigale V4 R, mais permeável e esportivo, e de um sistema de escape com silenciador Akrapovič desenvolvido especificamente para a Multistrada V4 RS. Nesta configuração, o Desmosedici Stradale desenvolve uma potência máxima de 180 cavalos, com limitador a 13.500 rpm. Isso foi feito para garantir um desempenho esportivo, mantendo o equilíbrio que sempre distinguiu a Multistrada V4 desde a sua primeira geração. Para aproveitar ao máximo o desempenho do Desmosedici na estrada, a a última marcha foi encurtada, mantendo demais inalteradas.

Esteticamente, a V4 RS combina o aspecto habitual da linha Multistrada, normalmente elegante e dinâmica, com soluções técnicas que lembram as tecnologias utilizadas nas competições, presentes nas superesportivas da marca da Bologna. O nome “RS” está presente na pintura, na chave e nos gráficos do painel, evocando outra moto histórica da Ducati – a Monster S4 RS – nascida segundo os mesmos princípios. Os vários componentes em fibra de carbono, como o para-lama dianteiro, os protetores de mãos (desenhados especificamente para este modelo), os escudos térmicos e o “bico”, criando um jogo de contrastes com a pintura branca Iceberg White, enriquecida por várias referências visuais à máquina da MotoGP. A traseira fina e leve da V4 RS integra as alças do passageiro e define uma visão lateral esportiva. A estrutura de suporte do assento em titânio permite uma redução de peso de 2,5 quilos.
Assim como nas esportivas Panigale V4 SP2 e na Streetfighter V4 SP2, a Multistrada V4 RS conta com embreagem seca STM-EVO SBK, com configuração específica de molas. O componente contribui para enriquecer o som do escape com um timbre metálico quando a manete da embreagem é solta. A Multistrada V4 RS está equipada com o pacote eletrônico da V4 S, que inclui tecnologia de radar de série na frente e atrás, habilitando o Adaptive Cruise Control (ACC) e a detecção de ponto cego. O equipamento eletrônico da Multistrada V4 RS, graças às informações obtidas na plataforma inercial Bosch, é composto por quatro mapeamentos do motor (“Full”, “High”, “Medium” e “Low”), o Traction Control, o Wheelie Control, o controle do freio-motor e o Quick Shift para cima e para baixo. Todos esses sistemas foram calibrados para as características do modelo e integrados a quatro modos de condução: “Race”, “Sport”, “Touring” e “Urban”. O painel de TFT com tela de 6,5 polegadas com gráficos dedicados, permite visualizar o navegador graças ao Ducati Connect, espelhando o smartphone.


As rodas de alumínio forjado Marchesini, 2,7 quilos mais leves que as da V4 S, tornam o comportamento dinâmico da moto mais eficiente. Os pneus Diablo Rosso IV Corsa têm medidas 120/70 na dianteira e 190/55 na traseira. A escolha das suspensões Öhlins Smart EC 2.0 garante o melhor desempenho no uso esportivo graças a um sistema similar ao das Panigale V4 S e Streetfighter V4 S, que se auto ajusta com base no estilo de pilotagem. Já utilizado na Multistrada V4 Pikes Peak, o sistema oferece equilíbrio entre uma pilotagem normal e uma esportiva. Além do uso da fibra de carbono e do titânio, uma pequena bateria foi adotada para reduzir ainda mais o peso, tornando a moto três quilos mais leve em comparação à Multistrada V4 Pikes Peak.

 

por Edmundo Dantas
AutoMotrix