ALERTA PARA OS CUIDADOS COM AS JUNTAS HOMOCINÉTICAS

MANUTENÇÃO DO CARRO: O que você precisa saber para dirigir com segurança

 As juntas homocinéticas desempenham papel importante no veículo, pois são responsáveis pela transmissão do torque e da força do motor para as rodas. Além disso, nos veículos com tração dianteira, permitem maiores ângulos de trabalho nos movimentos gerados pela suspensão e pela direção. Por isso, é importante verificar as condições do componente.

Algumas marcas disponibilizam cerca de 400 códigos para o mercado de reposição, de juntas homocinéticas fixas e deslizantes, semieixos, trizetas e tulipas, todos desenvolvidos e homologados de acordo com o padrão das peças originais e que atendem 90% da frota circulante de veículos.

As juntas e os semieixos são componentes com longa vida útil. No entanto, ela pode ser reduzida se o veículo rodar com excesso de carga e desalinhado. Passar por buracos e obstáculos em alta velocidade e arrancadas bruscas também afetam a durabilidade das peças e devem ser evitados. Geralmente a junta homocinética desgastada gera barulhos quando o carro está em movimento ou quando as rodas são esterçadas, como em curvas mais fechadas ou ao manobrar o carro.

Caso isso ocorra, é preciso procurar uma oficina mecânica de confiança e, se for necessário fazer a substituição, é recomendável que a troca seja feita por produtos reconhecidos pelo mercado, por profissionais especializados.

.

Anuncie aqui
bannerads_neder

Rodas e Motores – revista eletrônica que veicula matérias jornalísticas sobre automóveis e motocicletas em sua mais ampla abrangência.

Contato

FACEBOOK