OS CARROS DA EQUIPE NISSAN NA FÓRMULA E

OS CARROS DA EQUIPE NISSAN NA FÓRMULA E

A Nissan entrou na disputa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica. Nesses seis anos de participação, a Equipe Nissan apresentou diferentes carros para as temporadas com diferentes características.

Nissan correrá sua primeira temporada com novo nome de escuderia e com visual inspirado na flor de cerejeira

Quando a Nissan ingressou na Fórmula E, iniciou com a segunda geração de carros (GEN2), que traziam como novidade a maior autonomia da bateria, que dispensava a troca de carros durante a prova, que era comum nas quatro primeiras temporadas. Entre 2019 e 2022, os carros não sofreram mudanças em suas configurações por conta do regulamento – apenas na cor da carroceria.

A mudança para a terceira geração de carros (GEN3) ocorreu na 9ª temporada (2022/2023), quando a Nissan mudou também o design da pintura dos carros, que trouxeram inspiração das cerejeiras em flor, tradicional do Japão. Incorporar a icônica ‘Sakura’ em seu visual foi uma homenagem ao DNA da escuderia japonesa, além de simbolizar e celebrar um novo começo.

A GEN3 trouxe importantes avanços nas especificações dos carros. A potência dos carros subiu 100 kW, indo de 250 kW para 350 kW. Com a adoção da regeneração de energia na frente e na traseira, a capacidade subiu de 250 kW para 600 kW.

As baterias agora são preparadas com minerais de origem sustentável e que terão as células reutilizadas e recicladas ao fim da vida útil. Os carros ficaram 60 kg mais leves também. As dimensões reduziram um pouco no comprimento, largura e altura.

A Nissan mostra pela primeira vez na América Latina o bólido que irá disputar pela marca japonesa a quinta temporada da ABB FIA Fórmula E, que começa em dezembro.

Conheça a seguir as características de cada monoposto da Nissan.

GEN2 – Temporadas 5 a 8 (2018 a 2022)

Potência 250 kW
Regeneração traseira (máxima, de 250 kW)
Bateria 54 kW
Peso da Bateria 385 kg
Pneus Michelin Pilot Sport All-Weather
Material do chassi fibra de carbono e alumínio
Material da carroceria fibra de carbono
Peso com piloto 900 kg
0-100km/h 2,8 segundos
Velocidade máxima 280 km/h
Comprimento 5,160 mm
Largura 1,770 mm
Altura 1,050 mm
Entreeixos 3,100 mm

 

|Photographer: Shiv Gohil|Event: Preseason Testing|Circuit: Circuit Ricardo Tormo|Location: Valencia|Series: FIA Formula E|Season: 2021-2022|Country: Spain|Keyword: season 8|Keyword: season eight|Keyword: S8|Keyword: motorsport|Keyword: electric racing|Keyword: single seater|Keyword: open wheel|Keyword: 2021||Driver: Maximilian Guenther|Team: Nissan e.dams|Number: 22|Car: Nissan IM03|Car: Spark SRT05e|

GEN3 – Temporadas 9 e 10 (2023 e 2024)

Potência 350 kW
Regeneração frontal e traseira (máxima, de 600 kW)
Bateria 54 kW
Peso da Bateria 385 kg
Pneus Hankook iON, que usa 26% borracha natural e fibras recicladas
Material do chassi fibra de carbono e alumínio
Material da carroceria fibra de carbono e linho
Peso com piloto 840 kg
Velocidade máxima 322 km/h
Comprimento 5,0160 mm
Largura 1,700 mm
Altura 1,023 mm
Entreeixos 2,970 mm