Um teste de duas semanas, de Goiânia ao litoral norte de São Paulo, rumo sul ao Balneário Camboriú, mais ao sul às praias de Bombinhas e volta pelas estradas, boas, do interior de São Paulo. Um percurso de 3.683,6 quilômetros, total de 91 horas ao volante e algumas conclusões que vão definindo nossa opinião sobre a picape Ford Maverick Hybrid Lariat colocada pela assessoria de imprensa da Ford a nossa disposição. Media de consumo de 15,1 km por litro, 1.449,6 quilômetros percorridos às expensas do motor elétrico, viagem completa fechada com 4 tanques de gasolina (57 Litros) mais 100 reais avulsos para garantir a chegada sem riscos.
Consumo cidade/estrada
Opinião sobre consumo excelente, até notável levando-se em conta o formato da picape, de não ter sido equipada com capota marítima, pesar respeitáveis 1.700 quilos e ter percorrido toda a quilometragem carregando 4 adultos. E durante os dias em Bombinhas, ter o peso e o arrasto onerados por um caiaque que nos ajudou a curtir mais de perto as incríveis belezas do litoral catarinense. Releve-se potencia e desempenho do motor Duratec 2 ponto 5 aspirado, potencia combinada de 194 cavalos com o elétrico de 128, (não dispõe de tração integral) suspensão dianteira MacPherson, traseira também de mola helicoidal.
Elogie-se o tamanho, na medida para quem não necessita de pesos nem volumes de picape media, mas carga útil de 659 quilos, manobrabilidade facilitada pelas dimensões e o acesso pela altura de 20 centímetros do solo, dispensa degraus.
O que falta na Ford Maverick
Bem equipada em segurança mas acabamento devendo pelo excesso de plásticos que além de comprometer o visual e a qualidade ainda são fonte de ruídos, marca do oval merece melhor. Central multimídia ainda pequena nas conecta fácil e é funcional, apenas poderia ser maior, espelhos retrovisores pequenos, a visibilidade é ruim. E por ultimo, o espaço para os passageiros do banco traseiro é suficiente mas a inclinação deveria ser maior e mais confortável. Por ultimo, a questão da desvalorização dos elétricos que prejudica a Maverick Híbrida, perde preço como usada numa proporção bem maior do que as picapes a combustão. Será que o mercado corrige um dia !
Itens de série
Veja a seguir os equipamentos de série da Maverick Hybrid 2023:
- Rodas de liga leve de 18″
- Pneus 225/60 R18 all season
- Abridor de Garrafas na Caçamba
- Compartimentos extra nas laterais da caçamba
- Engate para reboque com conector de 4 pinos
- Estepe Full Size
- Faróis Dianteiros em LED
- Farol alto automático
- Farol Automático
- Luzes de condução diurna (DTRL)
- Luz elevada de freio (Brake-light)
- Pontos e ganchos de fixação na caçamba
- Protetor de caçamba
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Retrovisores externos com luzes indicadoras de condução
- Vidros elétricos com abertura e fechamento com um toque para cima/baixo (dianteiros / traseiros)
- 3 Alças de segurança dianteira/traseira
- Sete Air bags (dianteiros, laterais, cortinas e joelho motorista)
- Alarme de segurança com imobilizador
- Alarme Perimétrico
- Alerta de colisão frontal
- Assistente de frenagem autônoma (AEB) com detecção de pedestre / ciclista
- Assistente de Partida em Rampas (HLA)
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores
- Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
- Freios ABS com EBD
- Isofix
- Sensor de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
- Travamento elétrico da caçamba e das portas
- Alerta de acionamento do alarme no celular
- Alertas de funcionamento do veículo
- Partida remota com acionamento do ar condicionado
- Sistema de localização do veículo no celular
- Travamento e destravamento remoto do veículo
- Status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro)
- 5 modos de condução selecionáveis – Normal, Escorregadio, Eco, Sport e Rebocar/Transp.
- Abertura das portas por código sem chave
- Câmera de ré
- Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e partida sem chave
- Freio de mão eletrônico
- Função Auto Hold
- Piloto automático
- Vidro da Caçamba Deslizante Elétrico
Interior da Ford Maverick Hybrid 2023
Confira os itens disponíveis na parte interna da Maverick Hybrid 2023:
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Painel de Instrumentos analógico com visor TFT de 6.5″ colorido
- Central multímidia touch screen de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay
- 6 Alto-falantes
- Bluetooth
- Comandos de áudio e voz no volante
- Entradas USB tipo A e tipo C
- Rádio AM/FM
- Tomada de 12V traseira
- Banco do motorista com ajuste elétrico de 8 posições
- Assento do passageiro com ajuste manual de 6 posições
- Bancos com revestimento premium
- Compartimento extra sob o banco traseiro
- Console central com porta-objetos e descansa braço integrado
- Iluminação Interna Ambiente
- Luz de leitura
- Para-brisa Acústico
- Para-sol com espelho e luzes de cortesia (motorista / passageiro)
- Tapetes de borracha
- Volante revestido em couro
- Ajuste de altura e profundidade do volante