A Renault do Brasil apresentou em São Paulo o Megane E-Tech, 100% elétrico, importado que abre a chamada fase Renovation do seu plano Renaulution, anunciado há dois anos pelo seu presidente mundial Luca de Meo. Chega equipado com um motor elétrico dianteiro de 160 kW, ou 220 cv, autonomia de 337 quilômetros dentro das metodologias do PBEV e 2 m 68 de entre-eixos que garante bom espaço interno. A plataforma é a CMF-EV, exclusiva para 100% elétricos, e a bateria está posicionada no assoalho. Veio para ser top de linha com preço é R$ 279,9 mil e para ser simbolo da imagem da marca.
Os carros 100% elétricos representaram menos de 0,5% do total de automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil de janeiro a agosto deste ano. No entanto, as vendas do segmento crescem de forma bem mais vigorosa que o restante do mercado nacional. Atenta à recente movimentação entre os elétricos – vinda especialmente de marcas como BYD, GWM e Volvo –, a Renault resolveu ampliar sua oferta com o lançamento do Megane E-Tech. Ao contrário do Kwid E-Tech, que é fabricado na China – como quase todos os automóveis elétricos vendidos no Brasil –, o Megane E-Tech é produzido na França, na fábrica de Douai, no coração do ElectriCity, o novo polo industrial europeu para veículos “verdes”. Lançado há dois anos, o crossover é sucesso na Europa, com mais de 60 mil emplacamentos. No Brasil, o Megane E-Tech chega com preço de R$ 279.990. A Renault avisa que o modelo busca se posicionar na briga com crossovers elétricos médios, como o Volvo XC40 (R$ 299.950) e o BYD Yuan Plus (R$ 269.990). A ideia é que o Megane E-Tech também se torne uma espécie de “vitrine móvel” da capacitação tecnológica e do estilo da marca francesa.
O Megane E-Tech adota uma plataforma voltada a veículos elétricos, a CMF-EV. Com um comprimento total de 4,20 metros, 2,05 metros de largura (incluindo retrovisores), 1,52 metro de altura e uma distância de entre-eixos de 2,68 metros, o crossover esportivo apresenta a nova identidade da Renault, com uma linguagem de design que a marca denomina como “Sensual Tech”. Também, é o primeiro a ostentar o novo logo da marca, o “Nouvel’R”. O design curvilíneo dos ombros da carroceria, os recortes nos para-lamas em torno dos faróis e o capô arqueado coexistem com formas geométricas definidas, como a lâmina nos para-choques e as saídas de ar laterais no para-choque dianteiro. Nos faróis full-led com nova assinatura luminosa, as luzes de rodagem diurna se estendem até as saídas laterais do para-choque. Na traseira, filamentos micro-ópticos recortados a laser formam duas faixas, criando um efeito 3D difuso. A robustez é ressaltada pelas rodas diamantadas de 18 polegadas e proteções na parte inferior da carroceria e nas caixas de roda, além de uma linha de cintura alta. Já a linha descendente do teto e as bitolas alargadas buscam evocar o mundo dos cupês. As maçanetas de porta são embutidas – quando o motorista ou o passageiro da frente se aproximam para abrir uma porta, ou quando o veículo é destravado, as maçanetas disfarçadas na carroceria aparecem automaticamente. A capacidade do porta-malas é de até 440 litros e os cabos de recarga encontram um compartimento de 33 litros específico, com acesso a partir do forro do assoalho. O Megane E-Tech está disponível em três cores: Cinza Rafale, Cinza Schiste e Azul Nocturne, sempre com teto preto Étoilé.
O motor síncrono eletricamente excitado (EESM) do Megane E-Tech entrega 220 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque e conta com quatro níveis de frenagem regenerativa. Segundo a Renault, ele tem melhor potência em comparação com motores de ímã permanente e não requer metais raros, reduzindo assim o impacto ambiental e o custo da produção em larga escala. O motor é compacto, pesando apenas 145 quilos (incluindo a transmissão). Já a bateria de 60 kWh tem 395 quilos e
espessura de apenas 11 centímetros, posicionada sob o assoalho. É composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. O Megane E-Tech tem uma autonomia de até 495 quilômetros no uso urbano e 463 quilômetros no rodoviário, de acordo com a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. No uso misto, a autonomia é de 481 quilômetros na SAE J1634 e 337 quilômetros no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). O resultado do PBEV é calculado com uma redução de 30% na autonomia de uso misto da norma SAE J1634. Para aumentar a autonomia, o Megane E-Tech é equipado com um sistema de frenagem regenerativa, permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração e transformando-a em energia elétrica. A versatilidade do Megane E-Tech é potencializada pelas várias soluções de recarga. O modelo é compatível com as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC) e de corrente contínua (DC) de até 130 kW (sistema de recarga combinado). Para carregar de 15% até 80% da carga da bateria em DC 130 kW são necessários apenas 36 minutos. Em um Wallbox de 22 kW, leva uma hora e 50 minutos. O Megane E-Tech traz de série o cabo Modo 3 para recarga em terminais públicos ou privados. Para uma recarga em domicílio, em uma tomada tradicional, é oferecido como acessório o cabo flexicharger.
Experiência a bordo
Provocações sensoriais
Ao se aproximar do Megane E-Tech, o motorista é saudado pelo “Welcome Sequence” – um movimento coreográfico das luzes externas e internas ocorre quando é constatado que uma pessoa está perto do carro com a chave-cartão. Na cabine, fica evidente que o objetivo dos designers foi ir além dos materiais tradicionais. O painel de bordo é revestido de material têxtil. Já o contorno superior do painel de bordo e a moldura de cima dos painéis das portas são ornados com um revestimento em alcântara. Os ajustes do banco do motorista são manuais – algo difícil de se explicar nessa faixa de preço. A localização da alavanca de marchas atrás da direção e a instalação do botão de controle do sistema Multi-sense no volante permitiram liberar espaço entre os dois bancos dianteiros, onde foi instalado um porta-objetos aberto com uma capacidade de sete litros. Na frente, o apoio de braço central integra um porta-objetos com dois conectores USB Tipo C e uma tomada de 12 V. Atrás, foram instalados dois outros conectores USB Tipo C. Abaixo do multimídia, existe um carregador por indução.
O cluster digital de 12,3 polegadas e a tela de multimídia OpenR mede 9 polegadas. A visualização do painel é personalizável por meio de “widgets”, com oito perfis de cores. A iluminação interna também pode ser personalizada por meio de ajustes no botão do sistema Multi-sense no volante. A “Cocoon Effect Technology” amplia a sensação de conforto acústico – uma camada de espuma amortecedora foi instalada entre o assoalho do veículo e toda a superfície da bateria. A solução é complementada por um isolamento duplo das portas. Em um ambiente tão deliberadamente silencioso, os sons emitidos pelo Megane E-Tech – como alertas de setas acionadas e de cintos de segurança desafivelados – são diferenciados e também inspiram modernidade.
Primeiras Impressões
Um dos prazeres de se dirigir um modelo 100% elétrico é o torque instantâneo. No caso do Megane E-Tech, são robustos 30,6 kgfm que aparecem integralmente e de forma imediata quando o motorista pisa fundo no acelerador. O resultado é expresso em uma aceleração de zero a 100 km/h em 7,4 segundos. Nas estradas, o motor de 220 cavalos entrega dinamismo e esportividade. A bateria localizada no assoalho melhora o centro de gravidade e proporciona equilíbrio em trechos sinuosos, ampliando o prazer de dirigir. A posição de condução do Megane E-Tech é agradavelmente baixa, similar à dos hatches. A suspensão multilink traseira com braços paralelos e a direção bastante direta aumentam a agilidade nas manobras rápidas. Três modos pré-programados de direção – “Eco”, “Confort” e “Sport” – buscam melhorar a eficiência. Um quarto modo (“Perso”) permite personalizar totalmente as regulagens. Os quatro níveis de frenagem regenerativa são selecionados por meio de “paddles-shifters” no volante: do nível zero (sem frenagem recuperativa) ao nível 3 (recuperação máxima e freio-motor otimizado). É fácil se acostumar aos diferentes estilos.
O Megane E-Tech conta com um sistema de alerta sonoro externo, que avisa os pedestres sobre sua presença. Disponível em três tons (Neutro, Puro e Expressivo), o recurso é ativado quando o veículo está a uma velocidade de até 30 km/h, utilizado normalmente nos centros urbanos. Para reduzir os riscos de colisão, o Megane E-Tech traz o alerta de saída de faixa (LDW), o alerta de pontos cegos (BSW) e o assistente de manutenção de faixa (LKA). Este último incorpora o novo recurso ELKA (assistente de manutenção de faixa de emergência). O sistema associa os dados da câmera frontal e dos radares laterais, reposicionando o veículo automaticamente na faixa se for detectado um risco de colisão frontal ou lateral ao iniciar uma ultrapassagem ou se o carro começar a sair da faixa. O piloto automático adaptativo com stop&go utiliza o radar e a câmera dianteira para assumir as funções de manter a velocidade de cruzeiro desde que a distância de segurança selecionada seja respeitada, freia para manter a distância de segurança, se necessário até a parada total. Permite ainda arrancar e acelerar até atingir a velocidade de cruzeiro, sempre respeitando a distância de segurança. O design do teto baixo em estilo cupê do Megane E-Tech e a linha de cintura elevada resultou em um vidro traseiro de pequenas dimensões. Para não prejudicar a retrovisão, a Renault apelou para a tecnologia – substituiu o espelho interno por um eficiente monitor da câmera traseira, que entrega uma imagem limpa e sem distorções.
Ficha Técnica
Renault Megane E-Tech
Motorização: E-Tech EV40 síncrono eletricamente excitado (EESM). Baterias de íons de lítio.
Potência: 220 cavalos
Torque: 30,6 kgfm
Câmbio: uma marcha à frente e uma à ré
Carroceria: monobloco, crossover médio com 4 portas para 5 passageiros
Dimensões: 4,20 metros de comprimento, 2,05 metros de largura (incluindo retrovisores), 1,52 metro de altura e 2,68 metros de distância de entre-eixos
Peso: 1.680 quilos
Volume do bagageiro: 440 litros (1.330 litros com o banco traseiro rebatido)
Altura em relação ao solo: 13,5 centímetros
Tração: dianteira
Direção: elétrica com assistência variável