NOVO NISSAN SENTRA CHEGA AO MERCADO EM DUAS VERSÕES

NOVO NISSAN SENTRA CHEGA AO MERCADO EM DUAS VERSÕES

A Nissan trouxe do México o Sentra para encarar o Corolla, e nenhum outro mais, já que o sedã da Toyota foi o que sobrou nos catálogos, o Honda Civic subiu à estratosfera em preço e o Volkswagen Jetta também chegou perto em preço e perdeu as versões mais acessíveis. Nissan Sentra por R$ 148.490 reais, R$ 171.590 a versão Exclusive são preços relativamente competitivos, se trata da 8a geração, chegam bem equipados e com acabamento caminhando para a sofisticação, bom espaço interno e não tem mais aquele jeito de tiozão da primeiras gerações, a Nissan aprendeu a conceber carros bonitos, o Versa é um exemplo e até a nova Frontier.

A Nissan trouxe do México o Sentra para encarar o Corolla, e nenhum outro mais, já que o sedã da Toyota foi o que sobrou nos catálogos, o Honda Civic subiu à estratosfera em preço e o Volkswagen Jetta também chegou perto em preço e perdeu as versões mais acessíveis. Nissan Sentra por R$ 148.490 reais, R$ 171.590 a versão Exclusive são preços relativamente competitivos, se trata da 8a geração, chegam bem equipados e com acabamento caminhando para a sofisticação, bom espaço interno e não tem mais aquele jeito de tiozão da primeiras gerações, a Nissan aprendeu a conceber carros bonitos, o Versa é um exemplo e até a nova Frontier.

O motor, porém, é aspirado a gasolina, cambio CVT Continuamente variável e a geração numero 8 foi lançada 4 anos atrás, não é das mais recentes. A receptividade da primeira onda vai determinar o futuro comercial, a concorrência é forte mas só do Corolla e a Nissan propõe vender 500 a 600 unidades por mês, não é muito para uma rede de 180 concessionarias.

Interior

Mais largo que seus concorrentes, e com 5 cm a mais que a geração anterior, o Novo Nissan Sentra ganhou um interior com muito mais espaço, oferecendo conforto acima do nível do segmento. Assim, o motorista fica em uma área confortável, de onde comanda o sedã, que tem direção elétrica com volante em forma de “D”, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).

Esse sistema permite definir uma velocidade para ficar constante e, sem a necessidade de intervenção do motorista, mantém a distância do veículo da frente automaticamente. Para isso, o sistema ajusta a velocidade de acordo com as condições de tráfego proporcionando muito mais conforto e comodidade ao motorista. E é ele que configura a distância do carro da frente e a velocidade de “cruzeiro” por meio dos comandos no volante multifuncional, tendo as informações sobre sua operação exibidas no painel.

Colorido e de 7 polegadas, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.

Para acomodação de objetos do dia a dia, o Novo Nissan Sentra conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com impressionantes 7,7 litros de capacidade. E um ambiente cada vez mais ligado aos equipamentos móveis: são três as entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas é do tipo “C”, de carga mais rápida) e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.

Um dos focos da Nissan no desenvolvimento de seus automóveis é o conforto acústico da cabine. Por isso, o isolamento de som sempre recebe muita atenção da engenharia. E no Novo Nissan Sentra não seria diferente. O habitáculo tem um dos melhores níveis de isolamento de ruído externo, reduzindo a percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento de melhor nível.

O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive. E, pela primeira vez disponível nos carros da marca no Brasil, além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity®  da Nissan, inspirada em avançados estudos de ergonomia da NASA. Ela alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

Assim como os ocupantes, bagagens também contam com muito espaço no sedã da marca japonesa. O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa, para transportar tudo que os consumidores precisam. A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.

O Novo Nissan Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Tecnologia

O Novo Nissan Sentra destaca-se no segmento de sedãs médios pela quantidade e qualidade dos recursos tecnológicos de conforto e segurança – estes monitoram, reagem e protegem os ocupantes e são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Para monitoramento constante, o Novo Nissan Sentra vem equipado com um robusto pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Outros diferenciais do Novo Nissan Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.

O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o Novo Nissan Sentra, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.

Powertrain

Os recursos tecnológicos também garantem que o Novo Nissan Sentra ofereça aos motoristas uma experiência responsiva e confortável combinando um trem de força eficiente e uma suspensão ajustada com precisão.

O Novo Sentra chega com a nova geração – a 3ª geração – da família de motores MR20DD. Assim, está mais potente, mais eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.

Este motor conta com injeção direta de combustível, que ajuda a melhorar o consumo de combustível e ampliar a potência e o torque graças à maior eficiência de combustão. E ainda deixa o funcionamento mais silencioso.

 

O acabamento interno espelhado ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque. A tecnologia aplicada é a do aço spray, primeiramente utilizada no automobilismo e, depois, no superesportivo Nissan GT-R da atual geração.

A cabeça do cilindro integrada, com três portas de escape, garante a obtenção de um aquecimento rápido do catalisador no arranque a frio do motor para menor emissão de gases. As portas nº 2 e nº 3 são combinadas na cabeça do cilindro.

Além disso, a Nissan aplicou o “Ciclo de Atkinson”, que permite que a válvula de admissão fique aberta por mais tempo durante a compressão. Dessa forma o motor trabalha com menor esforço, ajudando a reduzir o consumo e aumentar a eficiência. O motor tem também um eixo de balanceamento para reduzir vibração e ruídos. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor. E conta ainda com EGR com refrigeração, sistema de recirculacao dos gases do escape para admissão para diminuir emissões.

O motor é emparelhado com um câmbio CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.

powertrain do Novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução:

  • Normal – para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição
  • Sport – mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas
  • Manual – para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta)
  • ECO – ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%

Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade.

O ajuste fino da suspensão feito pela engenharia da Nissan do Brasil para atender às preferências do consumidor local faz com o Novo Nissan Sentra seja muito estável em altas velocidades e ajuda a reduzir choques de impacto e vibrações, além de ter baixo nível de ruídos no sistema e fornecer respostas rápidas na cidade e em curvas mais fechadas.

Os pneus foram desenvolvidos para uma resposta linear com maior controle do veículo no uso diário ou em situações de emergência e ter melhor desempenho de aderência.

Preço

O Novo Nissan Sentra chega às concessionárias da marca com o preço de:

  • Advance 2.0 CVT – R$ 148.490
  • Exclusive 2.0 CVT – R$ 171.590
  • Exclusive 2.0 CVT Interior Premium – R$ 173.290

Versões e equipamentos

Confira os principais equipamentos de série de cada versão:

Advance 2.0 CVT

  • Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
  • Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Banco traseiro bipartido e dobrável
  • Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
  • Câmera de estacionamento traseira
  • Central multimídia de oito polegadas
  • Faróis dianteiros e de neblina de LED
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
  • Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
  • Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
  • Sistema de som com 6 alto-falantes
  • Troca de marchas no volante (paddle shift)

Exclusive 2.0 CVT

Todos da Advance mais:

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
  • Faróis automáticos inteligentes (HBA)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
  • Partida remota do motor
  • Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
  • Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
  • Teto solar com controle elétrico
  • Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)

Viagem a convite da Nissan