Por Diário Motor
Após quase sete anos, a Abarth voltará ao Brasil. A Fiat assegura que a divisão esportiva da italiana desembarca em breve no país, mas ainda não confirma com qual modelo será.
A expectativa é que o primeiro modelo dessa nova fase seja um representante da categoria que mais cresce no Brasil e no mundo, a de SUVs, com o supercompacto Pulse.
Confirmando que o mais novo representante da Fiat receberá o “selo” Abarth, ele, de certa forma, seguirá o último modelo do escorpião por aqui, o 500, que também é um supercompacto, mas entre os hatches.
Ainda sem qualquer informação divulgada, o futuro Abarth pode receber o moderno e novíssimo motor 1.3 T270. Com 180 cavalos na gasolina, ele é mais forte que o 1.4 turbo utilizado no último 500 Abarth, que gerava 167 cavalos.
A Fiat afirma que pretende “envenenar” a rede de concessionárias com um veículo projetado sob medida para quem é obcecado por performance, esportividade e que não abre mão de uma experiência única de direção.
Resta saber como o foco na performance e esportividade se dará, principalmente no câmbio, isso porque o motor 1.3 turbo, atualmente, só é utilizado aliado a transmissão automática de seis velocidades. E, comumente, os Abarths utilizam caixas manuais.
Com o retorno da marca do escorpião, bem que a Fiat poderia trazer um modelo sonho de consumo dos consumidores da montadora e que esteve presente nos dois últimos Salões do Automóvel de São Paulo, o 124 Spider.