Por Diário Motor
A Porsche apresenta o novíssimo Macan T, primeiro modelo de quatro portas da marca a receber a icônica denominação especial, até então reservada apenas para o 911 e 718. Além disso, a montadora inicia a pré-venda do utilitário esportivo no Brasil. Com previsão de desembarcar por aqui ainda neste semestre, ele parte de R$ 479 mil.
A letra T representa uma forma exclusiva de dinâmica de direção na Porsche desde a década de 1960, significa “Touring” e identifica os modelos que oferecem uma experiência de direção especialmente autêntica graças à precisão de ajuste, aos equipamentos exclusivos e motores eficientes.
Fiel ao espírito do 911 T de 1968, o novo Macan T apresenta uma configuração dinâmica e um motor 2.0 turbo leve, combinado a um design esportivo e uma linha de itens de série ideais para um estilo de direção mais dinâmico. O T fica posicionado entre a versão de entrada do Macan e a S.
O motor utilizado na versão T do SUV compacto gera 265 cavalos e 40,7kgfm de torque. Aliado a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades, tração integral ativa PTM e ao pacote Sport Chrono, ele é capaz de ir do zero aos 100km/h em 6,2 segundos. A velocidade máxima é de 232km/h.
O utilitário conta também com o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM) como item de série, combinado com o rebaixamento da carroceria em 15mm. As barras estabilizadoras no eixo dianteiro são mais rígidas e o ajuste do chassi do carro foi otimizado para criar a suspensão perfeita para o veículo, resultando em um estilo de condução ainda mais esportivo.
Elementos de design pintados em Cinza Ágata Metálico na parte dianteira, lateral e traseira do Macan T diferenciam o veículo dos demais modelos da série. A cor contrastante exclusiva pode ser vista na pintura dos acabamentos dianteiros, espelhos retrovisores externos, side blades, spoiler de teto e logotipos na parte traseira.
As saídas de escape esportivas e os frisos dos vidros laterais em preto brilhante são itens de série e os side blades apresentam o logotipo “Macan T” em preto. Rodas Macan S de vinte polegadas, exclusivamente pintadas na cor titânio escuro, também vêm de fábrica.
Na cabine, os bancos esportivos contam com aquecimento de série e com oito ajustes elétricos, desenho exclusivo e escudo da Porsche em relevo nos encostos de cabeça. A cor contrastante do exterior continua no interior do veículo na forma de costuras decorativas prateadas nos assentos e no volante.