Por Diário Motor
A Fiat Toro, uma das queridinhas do mercado brasileiro, chega a linha 2022 com novidades técnicas na motorização, partindo de R$ 137.990. Segundo a marca, a picape ficou mais econômica em todas as versões e pode levar ainda mais carga nos modelos turbodiesel.
As opções com propulsor D350, que iniciam em R$ 183.990, passam a poder levar até 1.010kg de carga, mais que muitas caminhonetes médias, maiores que a ítalo-brasileira. O 2.0 turbodiesel mantém os 170 cavalos e os 35,7kgfm de torque. As recalibrações foram feitas para se adequar ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7.
Além disso, nas versões diesel, a picape segue o primo Jeep Compass, e passa a contar com sistema de injeção de ureia para controle de emissões. O tanque de Arla 32 tem 13 litros e autonomia de até 10 mil quilômetros, representando um gasto extra inferior a R$ 0,05 a cada mil quilômetros rodados.
Ainda de acordo com a Fiat, este novo sistema não impactou no tamanho do tanque de diesel, que segue com 60 litros e permite uma autonomia superior a 760 quilômetros. A economia também foi favorecida, permitindo à Toro fazer até 12,7km/l.
Nas versões flex, o T270 também passou por atualizações para se adequar ao Proconve L7. Assim como o D350, os números do turbo flex continuam os mesmos, com 185 cavalos e 27,5kgfm de torque, quando abastecido com etanol, mas ele está mais econômico, cerca de 7,4% mais eficiente.
No mais, a picape mantém os mesmos aspectos, com destaque para a tração 4×4 nas versões diesel e o sistema TC+ nas 4×2, além da lista de equipamentos recheada, com faróis Full LED, central multimídia de 10,1 polegadas, Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e painel 100% digital de sete polegadas.