Por Diário Motor
A Mercedes-Benz comemora o marco histórico de 80.000 caminhões Accelo vendidos no Brasil. Desde que chegou ao mercado nacional, em 2003, foram emplacados exatamente 80.920 unidades da família de leves e médios da montadora alemã.
Do volume total acumulado, 30.579 unidades são do Accelo 815, o “Mercedinho”, lançado em 2003 e sucessor de caminhões leves campeões de venda da Mercedes-Benz. O segundo modelo mais vendido é o Accelo 1016, apresentado em 2011, com 28.154 unidades emplacadas.
A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 815 e 1016. Hoje, a linha conta ainda com o modelo 1316 6×2 do segmento de caminhões médios, lançado em 2015.
“Quando a Mercedes lançou o Accelo, há 19 anos, tinha um grande desafio: dar continuidade ao sucesso do caminhão 710, o queridinho do Brasil por qualidades como agilidade e robustez nas severas atividades da distribuição urbana e das curtas distâncias rodoviárias”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O Accelo inovou no mercado com o conceito de cabina home office, com interior parecido ao de um carro. Isso inclui vários porta-objetos, encosto reclinável tipo mesa, volante similar ao de um automóvel, coluna de direção regulável, cintos de segurança de três pontos, painel com computador de bordo e sistema de diagnose, vidros elétricos, espelho com regulagem elétrica, ar-condicionado e cobertura de degraus.
A Linha Accelo é formada pelos modelos leves 815 (8.300kg de PBT) e 1016 (9.600kg de PBT) e pelo médio 1316 6×2 (13.000kg de PBT). Eles são equipados com o motor robusto, o que é muito importante nas severas operações de distribuição urbana e circulação no interior dos bairros, além das curtas distâncias rodoviárias e rurais e atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).