Por Diário Motor
A Chevrolet apresenta duas versões inéditas para a linha Cruze, a já esperada RS para o hatch e a inesperada Midnigth para o sedã. Os modelos médios seguem a família Onix, que já conta com as opções esportivas e escurecidas da marca.
No fim do ano passado, a marca havia confirmado quatro novos lançamentos. Dois foram apresentados ainda em 2021, a versão mais aventureira da S10, a Z71, e a segunda geração do elétrico Bolt EV. Ainda falta a reestilização do Equinox e a opção esportiva do Cruze Sport6, este chega agora às lojas da marca e com a companhia do sedã escurecido.
O Cruze Sport6 RS ganha customização que acentua o caráter arrojado do hatch. Olhando o veículo de frente, a mudança é sutil, focada na grade com detalhes em cromo escurecido. Além disso, a gravata, moldura das janelas, adesivo de coluna, retrovisores, aerofólio, os emblemas com o nome e a marca do veículo são todos escurecidos.
O hatch ainda conta com faróis em LED com máscara negra e o logo RS é em vermelho junto às entradas de ar. Já o Cruze Midnight tem todos os detalhes em preto. Um ponto interessante do sedã é que, ao ouvir os clientes da marca, a GM resolveu disponibilizar outras duas cores, e não só a preta, com azul e cinza, ambas escuras.
Por dentro, as duas novas versões focam no acabamento escurecido, do assoalho ao teto, passando pelas colunas, painéis e dos assentos. A única diferença visual dos dois fica pela costura dos bancos e da RS, que são em vermelho para destacar o lado mais esportivo.
Outro ponto compartilhado pelos dois modelos (por todas as demais versões da família Cruze), é o conjunto mecânico. O hatch e o sedã utilizam o motor 1.4 turbo de 153 cavalos e 24,5kgfm de torque aliado a transmissão automática de seis velocidades e direção elétrica. Mas bem que o RS, pelo maior apelo esportivo, poderia vir com o 1.5 turbo de 172 cavalos que equipa o Equinox.
As semelhanças das duas configurações param por aí. Como em outros modelos que receberam a versão Midnight, no Cruze ela será intermediária, abaixo da LTZ e da Premier. Já o RS, será a única opção do Sport6, com itens semelhantes a LTZ. A Chevrolet não divulgou os preços, imaginamos que o sedã fique abaixo dos R$ 150 mil e o hatch um pouco acima disso.
Com isso, a RS é um pouco mais completa. Ela vem com seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sistema de áudio premium, display digital no painel de instrumentos, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico e externos com rebatimento elétrico e aquecimento.
Ela ainda vem com alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, luz de circulação diurna em LED, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiro e traseiro.
Na parte da comodidade, a RS conta com wi-fi nativo, central multimídia com tela de oito polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor, ar-condicionado digital, partida remota, teto solar elétrico e sistema OnStar.
Por ser intermediária, a lista de equipamentos da Midnight é mais comedida. Em relação a Sport6 RS, ela perde teto solar, sensores de estacionamento dianteiro, crepuscular e de chuva, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico e os externos perdem o rebatimento e aquecimento, a câmera de ré não é HD e a central multimídia é de sete polegadas.