Por Diário Motor
O Volkswagen Delivery 11.180 4×4 ganha novidades para a linha 2022. O modelo é o único do país, entre os caminhões leves, a ter essa configuração. Segundo a marca, ele agrega novos atributos de inteligência embarcada, voltado para clientes que precisam de uma opção que transite bem tanto no fora de estrada quanto no asfalto.
A principal novidade para a linha 2022 do modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) é que, agora, ele passa a contar com a funcionalidade de controle de tração (ATC, da sigla em inglês).
Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento.
De acordo com a VWCO Isso se soma aos demais recursos do Delivery 11.180 para a maior eficiência na operação. A roda livre na tração dianteira permite um menor consumo de combustível e maior durabilidade do diferencial quando a tração 4×4 não se faz necessária.
Para a operação fora de estrada, o eixo trativo dianteiro é um projeto exclusivo desenvolvido pela VWCO em parceria com a Dana, com uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em aclives.
Seus ângulos de ataque e saída são, respectivamente, de 30° e aproximadamente 40°. A aptidão para encarar qualquer desafio também se vê numa plataforma de carga mais alta, com comprimento de até 5.600mm, e toma forma ainda com o uso de suspensão dianteira e traseira reforçada e eixo traseiro com sistema de bloqueio no diferencial, para mais eficiência em terrenos acidentados e de baixa aderência.
O modelo foi desenvolvido para permitir o uso do veículo como reboque e traz de série pneus de uso misto específicos (235/75 R17.5) para operações com tração integral.
O Delivery 11.180 4×4 se beneficia ainda das mesmas vantagens de sua versão 4×2. Tem o maior peso bruto total de sua categoria, com 10,7 toneladas. O motor também é o mesmo, com potência de 175 cavalos e torque máximo de 61,1kgfm.