Por Diário Motor
Como de costume na indústria automotiva, 2021 foi um ano de vários lançamentos importantes e muitas despedidas. Ao longo do ano, diversas marcas aposentaram algum modelo. O principal motivo, como sempre, foi o baixo número de vendas (Volkswagen up!).
Alguns deixaram de ser fabricados para abrir espaço nas linhas de produções para modelos novos (Toyota Etios e Etios Sedan), outros por força de imposições legais como o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) L7 (Volvo XC40 Hybrid) e alguns por mera decisão estratégica da empresa (Chevrolet Joy).
Entre idas e vindas, alguns modelos deixaram de ser produzidos após mais de 30 anos de estrada (Fiat Uno), outros com menos de dois (Kia Rio). Mas de todas as “baixas” nenhuma surpreendeu mais do que os da Ford (Ka, Ka Sedan e EcoSport), já que, além de tirá-los de linha, a marca encerrou 100% a produção local.
Ainda tiveram os que foram aposentados com pompa (Fiat Uno, até ganhou uma versão de despedida), com alarde (Renault Sandero R.S., Volks Fox e Mitsubishi Pajero Full) e outros que simplesmente sumiram do catálogo (Fiats Doblò e Grand Siena, Citroën Aircross, Ford EDGE e Toyota Prius).
Há ainda casos emblemáticos, de modelos que morreram aos poucos, com idas e vindas nos portfólios das marcas e, que por fim, sumiram de vez, como Citroën C4 Lounge e Peugeot 5008. Sem falar no Troller T4, que teve a fábrica fechada, com possibilidade de ser vendida, mas que no fim só teve a produção encerrada de forma melancólica.
Algumas despedidas foram pontuais, ou breves, como de Citroën C3, GM Montana, Nissan Sentra e Volks Tiguan, que não estão mais à venda, mas devem receber novas gerações ainda neste ano. E há modelos que já tiveram o fim anunciado, mas que ainda estão disponíveis nos sites das marcas, casos de Honda Fit e WR-V e Caoa Chery Arrizo 5.
Por fim, alguns veículos saíram de linha em parte, ou seja, apenas algumas versões foram aposentadas, seguindo diversas estratégias. Como todos os Volvos puramente a combustão, as configurações com motor 1.8 dos Fiats Argo e Cronos, as opções com propulsor a gasolina das Toyota Hilux e SW4 e o Civic Si.
Confira os veículos que saíram de linha em 2021.