Por Diário Motor
A Volkswagen e o Governo do Paraná apresentaram o Projeto “Hospital Digital: Inovação, Aplicação e Prática” no Complexo Erasto Gaertner, referência em oncologia no país. Fruto de um investimento de R$ 2 milhões, o programa impulsiona a instituição a dar um passo a mais rumo à digitalização total de seus processos.
“Acreditamos que a saúde, ligada à digitalização, torna os processos melhores, mais ágeis, além de facilitar ainda mais a vida do paciente. Essa parceria entre Volkswagen, Governo do Paraná e Hospital Erasto Gaertner é muito importante pois beneficia os envolvidos em todas as partes do processo”, destaca Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina.
A iniciativa foi proposta tomando como base os preceitos da Health Information and Management Systems Society (HIMSS), associação internacional de prestígio perante o setor da saúde, que desenvolveu modelos a serem seguidos pelas instituições a fim de que se creditem para receber a chancela de excelência em desenvolvimento tecnológico hospitalar.
Para medir o grau de maturidade de uma instituição hospitalar em Tecnologia da Informação, a HIMSS utiliza oito etapas evolutivas, identificadas de zero a sete de acordo com as soluções disponíveis na instituição de saúde.
“O investimento possibilitou conquistarmos o estágio quatro da certificação HIMSS, que diz respeito à adoção de prescrição informatizada de exames na área assistencial e à implantação de um sistema de apoio à tomada de decisão que seja baseado em protocolos clínicos. Agora, estamos um passo mais próximos de poder obter a certificação de hospital digital, faltando apenas o estágio sete para podermos iniciar o processo formal de certificação”, afirma Adriano Lago, superintendente do Complexo de Saúde Erasto Gaertner.
Além da atualização do sistema de gestão que possibilitará a adequação ao estágio quatro da escala HIMSS, também foram realizadas outras quatro entregas em tecnologia que impactam diretamente na experiência do paciente, na segurança dos processos assistenciais, na redução de custos e na entrega de valor do Erasto Gaertner.
A primeira delas envolve o desenvolvimento e disponibilização de totens de autoatendimento para dar mais autonomia, agilidade e segurança nos acessos ao Hospital, pulseiras RFID para identificar e monitorar a movimentação dos pacientes internados na instituição, portal de assinaturas e certificação digital que diminui o uso do papel, e também um aplicativo de consulta de tempo de espera no Pronto Atendimento.
“Desde o início desta parceria, a Volkswagen sempre ajudou e participou ativamente pelo melhor atendimento ao nosso paciente, com estrutura, equipamentos e, agora, com tecnologia. A consequência desse apoio é a excelência”, destaca Adriano Lago.
O apoio é fruto das contrapartidas do Protocolo de Intenções, firmado entre a Volkswagen do Brasil e o governo do Estado do Paraná em 2013, dentro do programa Paraná Competitivo, que possibilitou investimentos de R$ 2 bilhões destinados ao desenvolvimento e produção do T‑Cross na fábrica de São José dos Pinhais.