Por Diário Motor
Dentro de sua agenda de compromissos em prol da descarbonização da mobilidade no Brasil, a Toyota comemora uma importante marca, de 25 mil veículos híbridos flex produzidos por aqui. Há dois anos, a montadora apresentava a tecnologia com o lançamento da atual geração do Corolla sedã.
O número registrado é superior às previsões iniciais da Toyota, que projetava um mix entre 15% e 20% para suas versões híbridas e hoje está em 22%. O Corolla Cross híbrido flex, por exemplo, no acumulado do ano, representa 32% do total de vendas do SUV, sendo ele atualmente o veículo eletrificado mais vendido do Brasil.
O total de vendas de veículos híbridos flex comercializados pela Toyota ajudou a evitar que, aproximadamente, 5.870 toneladas de CO² fossem emitidas na atmosfera nos últimos 24 meses. Considerando o portfólio completo de veículos eletrificados da fabricante (que incluem RAV4, Prius e os modelos da Lexus), o número chega a 13.500 toneladas de CO².
O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do estado de São Paulo, emitido pela CETESB, que considera o seguinte cenário: porcentagem de consumo de gasolina utilizada pelos proprietários/usuários de veículos flex (que é igual a 40%) e quilometragem média anual percorrida por eles (de cerca de 13.000km a 14.000km por ano).
Além de estratégia comercial condizente com a crescente demanda por eletrificados no mercado doméstico, a oferta destes modelos olha o longo prazo, reafirmando um dos compromissos primordiais da fabricante na busca pela redução de CO2 proveniente de sua frota comercializada por aqui, até chegar ao nível zero, em 2050.
Segundo a marca, a boa receptividade do Corolla sedã híbrido flex e a crescente popularização dessa tecnologia abriram caminho para a chegada do Corolla Cross, em março de 2021, fabricado no Brasil.
Atualmente, a Toyota é responsável por cerca de 58% das vendas de eletrificados no Brasil, considerando o tempo entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com levantamento da Anfavea. Desses, os destaques ficam justamente com as versões híbridas flex do Corolla sedã e Cross.