Por Diário Motor
A Volkswagen mostra, pela primeira vez na América Latina, a família de eletrificados ID., o ID.3 e o ID.4. Os modelos fazem parte da ofensiva elétrica da marca, mas não foram lançados nos mercados da região e não há uma previsão de quando isso ocorrerá.
A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! 100% elétrico no Uruguai. Além disso, recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.
“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives. Assim, a Volks reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, aponta Thomas Owsianski, presidente da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen para a América do Sul.
Os modelos da família ID. criam uma nova identidade para a Volkswagen, com visual diferenciado e único para os dois modelos. Com proporções singulares, eles possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e modernas.
O interior também é algo que impressiona e reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.
Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.
Para se ter ideia, o ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um modelo de porte do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B).
Dependendo da configuração, um modelo ID. pode entregar entre 145 e 299 cavalos de potência. Já a autonomia pode variar de 330 a 550 quilômetros. Utilizando sistema de recarga ultra rápida de 100kW, as baterias podem recuperar até 80% em aproximadamente 30 minutos.
Entre as tecnologias embarcadas, a família ID. conta com softwares que evoluem por meio do ‘Updates Over-the-Air’. Com isso, os modelos são constantemente atualizados. Eles ainda contam com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada, para projeções de inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação.