Por Diário Motor
Neste fim de semana ocorre as etapas de Goiânia (GO) da Stock Car. A principal categoria do automobilismo brasileiro comemora uma marca importante. Na corrida de domingo (19), a Chevrolet celebra 500 largadas na competição, iniciada em 1979. Para comemorar a marca, o Camaro Safety Car da prova contará com o número estampado no veículo.
Em 42 anos, a marca que impulsionou a fundação da categoria, é a mais vitoriosa da competição. Foram seis modelos ao longo da história — Opala, Omega, Vectra, Astra, Sonic e Cruze –, com 35 títulos vencidos de 41 disputados, além de ser a atual campeã com o Cruze do piloto Ricardo Maurício.
“A Chevrolet ajudou a escrever o principal capítulo do automobilismo brasileiro, que é a trajetória da Stock Car. Sem a Chevrolet, não teríamos a Stock como ela é hoje. Fãs e profissionais brasileiros devem muito a essa marca”, aponta Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora da Stock Car.
Até hoje, o modelo mais longevo foi exatamente o primeiro, o Opala, que ficou de 1979 a 1986 e depois com um protótipo do modelo de 1990 a 1993. Para a Chevrolet, o marco de 500 corridas realizadas simboliza uma trajetória de compromisso com o automobilismo brasileiro e de parceria com a Stock Car.
“A ligação da Chevrolet com as corridas de automóveis é quase centenária e vem desde a criação da empresa. Um dos fundadores da marca, Louis Chevrolet, era projetista, mecânico e piloto. Temos muito orgulho de ser a primeira marca a alcançar 500 corridas e de ter contribuído para que a Stock Car se transformasse na categoria do automobilismo nacional preferida do público e de grandes pilotos”, conta Hermann Mahnke, diretor executivo de marketing da GM América do Sul.
O Opala foi o modelo base da Stock Car em sua fundação. A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre. Com vitória do paulista Affonso Giaffone Júnior. A prova reuniu um grupo de jovens que se tornariam ídolos por meio da competição, como Raul Boesel, Paulo Gomes, Alencar Júnior e os irmãos Affonso e Zeca Giaffone.
O reinado do Opala durou até 1993, considerando quatro anos no qual foi a base para o Protótipo Opala. O próximo modelo a ingressar na Stock Car foi o Omega, que permaneceu como carro-base de 1994 a 1999.
A seguir veio o Vectra, modelo que foi a sensação da categoria em dois períodos: de 2000 a 2003 e, depois, de 2009 a 2011. Ao todo, o Vectra competiu na Stock Car Pro Series por sete temporadas, sendo o segundo modelo mais longevo da história da categoria.
Entre as duas fases do Vectra, o Astra disputou e venceu corridas de 2004 a 2008. O Sonic entrou na pista entre 2012 e 2015, sendo substituído pelo atual campeão, o Cruze, a partir de 2016. Ao final de 2022, o Cruze empatará com o Vectra como o segundo modelo mais longevo da Stock Car.