Por Diário Motor
Há um ano, a Volkswagen apresentou o Meteor, primeiro caminhão extrapesado da marca no Brasil. De lá para cá, as vendas surpreenderam, dobrando o volume nos últimos quatro meses, chegando a duas mil unidades vendidas. Com o sucesso do modelo, a marca decidiu lançar novas versões para o grandalhão.
As novas versões dos maiores VW do mundo chegam com opções de suspensão pneumática e novos entre-eixos, ampliando sua versatilidade em oito novas configurações. Os caminhões Meteor 28.460 e o 29.520 podem ser adquiridos com oito bolsões de ar em ambos os modelos, seja no 6×2 ou no 6×4.
Ao mesmo tempo, o cliente também pode escolher a distância entre-eixos nas opções 3.200, 3.400 ou 3.600mm, de acordo com o implemento mais indicado para a melhor distribuição de carga na sua aplicação, que vale ainda para a versão com suspensão metálica.
Assim, segundo a montadora, abrange, de maneira mais eficiente, a maior parte dos nichos em que os extrapesados atuam no Brasil. A suspensão pneumática vem com sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo, com isso, é possível redistribuir de forma a melhor equilibrar o peso em cada eixo.
O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, dentro da cabine.
“Comemoramos um ano de sucesso com essas novas configurações, cumprindo nosso conceito sob medida para cada cliente. As vantagens vão além do conforto e refletem também na integridade e segurança da carga. Mais do que isso, permitem um melhor custo operacional já que otimizam a capacidade de transporte para cada cliente”, aponta Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.