Por Diário Motor
Um dos modelos mais icônicos da história automotiva mundial retorna ao Brasil. O Fiat 500 está de volta após três anos da saída do mercado local. Em sua terceira geração, o pequeno evolui e deixa de consumir combustível fóssil, ou seja, agora ele é um veículo 100% elétrico.
Rebatizado de 500e, o famoso Cinquecento utiliza energia elétrica para se locomover e, como todo modelo do tipo, pede muito caro por isso. Em única versão, a Icon, ele está em pré-venda por salgados R$ 239.990, R$ 20 mil a mais que seu principal concorrente, o Renault Zoe.
Em um primeiro momento, o 500e será comercializado no Brasil em dez concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
O 500 elétrico reinterpreta o visual icônico do modelo clássico com um design limpo e atual. Ele recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez no lugar do clássico “Fiat”, que vai estampado na tampa traseira.
Como de costume, o pequeno é facilmente identificado pelo conjunto óptico com faróis e milhas redondos, agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito “espelho infinito” e luzes de direção no para-choque.
Mantendo o estilo “city car”, o italiano cresceu. São 61mm no comprimento, 22mm no entre-eixos, 57mm na largura e 29mm na altura para, segundo a marca, privilegiar o espaço interno, mantendo estilo compacto e ágil.
Se a carroceria, mesmo com as modernizações, mantém o estilo clássico do Cinquecento, o interior evolui e mostra o lado futurista do modelo, com foco nas linhas horizontais. Mesmo completamente renovado, o design remete ao estilo atemporal do modelo, com a inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazendo conexão com o veículo original de 1957.
A central multimídia conta com uma tela gigante de 10,25 polegadas no formato wide, bastante horizontal que combina com o painel de instrumentos digital de sete polegadas. Sem a manopla do câmbio, houve um aumento na área de armazenamento do console central, para 5,7 litros.
Para não comprometer o naturalmente pequeno porta-malas, as baterias de íons de lítio vão no piso plano do veículo. Com isso, a área de carga mantém os 184 litros. Um detalhe interessante é a retirada da maçaneta interna, para abrir as portas, basta apertar um botão.
O pequeno utiliza um motor elétrico de 87kW, ou seja, 118 cavalos de potência e 22,4kgfm de torque. Ele vai da imobilidade aos 100km/h em nove segundos. Segundo a Fiat, a autonomia é de 320 quilômetros pelo ciclo europeu, mas a marca afirma que testes internos apontaram que o carro pode chegar a 460 quilômetros rodados com apenas uma carga.
Usando tomada Type 2, a mais comum atualmente, o 500 conta com carregamento em corrente alternada (AC) e contínua (DC) de até 85kW. Com isso, em carregadores rápidos, os wallbox, em cinco minutos ele garante 50 quilômetros. Nos ultra-rápidos, as baterias alcançam 80% em 35 minutos.
Ele ainda conta com três modos de condução. O “Normal” oferece uma condução tradicional com os freios carregando parcialmente a bateria. O “Range” ativa a função “um pedal”, no qual otimiza a recuperação da energia, com freio sendo utilizado apenas para emergência ou para parar totalmente o veículo, tudo é feito pelo acelerador.
O “Sherpa” ajusta diversos parâmetros de condução, como velocidade máxima limitada em 80km/h, resposta do acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento para diminuir ao máximo o consumo de energia.
Um item interessante é o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20km/h. A partir de 25km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, clássico compositor italiano.
Na parte da segurança, o grande destaque é o Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) que atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio do piloto automático adaptativo e o lane centering, que mantém o carro no centro da faixa de rodagem, tornando a direção mais segura.
O sistema ainda conta com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, detectores de placas de limite de velocidade e de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360° e assistente de estacionamento automático (Park Assist).
Completa a lista de equipamentos de segurança, seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva, monitoramento de pressão dos pneus, chamada de emergência, assistente de recuperação a roubo e furto e alertas de condução não autorizada.
Na parte da comodidade, além do painel de instrumentos digital, a central multimídia tem conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, navegação com mapa 3D, conectividade com Alexa da Amazon e wi-fi, ele vem também com carregamento sem fio, teto solar elétrico, ar-condicionado digital e chave sensorial para abertura das portas e partida do motor.
O 500e vem também com aplicativo dedicado para diversas funções de controle remoto do veículo, como partida, verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e do carregamento do veículo e configurar o nível de recarga.