NOVA YAMAHA TRACER 900 GT

NOVA YAMAHA TRACER 900 GT

A Yamaha Tracer 900 GT chega ao país com novidades. Ele traz carenagens redesenhadas e inovações para deixar a pilotagem agradável. Com assentos mais confortáveis e ergonômicos, agora a altura pode ser ajustada em duas posições de acordo com sua estatura. Junto ao assento do piloto ainda, há uma proteção do tanque para aumentar o conforto em viagens mais longas.

A moto ganhou novos para-brisa e as suspensões foram recalibrados. A nova touring da Yamaha passa a oferecer ajuste de retorno do amortecedor traseiro e um prático ajuste remoto de pré-carga da mola que dispensa o uso de ferramentas.

Pensando em quem vai percorrer grandes distâncias e enfrentar baixas temperaturas, a nova Tracer 900 GT ganhou aquecedores de manopla. Além disso, guidão e protetores de mãos mudaram. O guidão está mais estreito, permitindo uma posição de condução mais natural que melhora o conforto e ainda ajuda a manter os braços do motociclista fora do fluxo de ar em velocidades mais altas. Por ser mais estreito, ele também facilita as manobras no trânsito, como por exemplo os corredores. Já os protetores de mãos foram redesenhados para ficarem mais leves.

Para os motociclistas que viajam acompanhados, mais novidades. Na Tracer o garupa passa a contar com novas alças de apoio confeccionadas em alumínio e novas pedaleiras. Com elas, as pernas ficam menos dobradas, gerando maior conforto para as pernas.

Outro importante item incorporado no modelo 2020 da Tracer 900 GT é o piloto automático, fundamental para tornar as viagens longas mais agradáveis, pois reduz a fadiga do braço e da mão direita na pilotagem por grandes períodos e também a possibilidade de manter uma velocidade constante ao conduzir em estradas com aclives e declives.

Esse sistema pode ser usado para controlar a velocidade de cruzeiro da 4ª marcha em diante, entre 50 km/h e 180 km/h, e funciona através de um interruptor no lado esquerdo do guidão, que pode ser usado para aumentar ou diminuir a velocidade de cruzeiro. Para cancelar automaticamente seu funcionamento, basta acionar os freios, embreagem ou acelerador. O piloto automático possui ainda um botão que permite ao motociclista repor a definição anterior.

Por falar em velocidade, seu coração vai acelerar ao conhecer os detalhes do novo painel digital em TFT! Inspirado nas superesportivas Yamaha, a tela colorida do painel de instrumentos em TFT possui alta definição e apresenta uma gama completa de informações que podem ser customizadas de acordo com a preferência do piloto, inclusive a cor. São elas os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.  Além disso, ele conta com funções como luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração, Piloto Automático e o mostrador digital que indica em qual modo o Controle de Tração está selecionado ou se está desativado.

A nova Tracer 900 GT conta também com o Shift indicator, um sistema para aviso de troca de marcha em que é possível realizar a configuração da luz indicadora de acordo com a rotação desejada.

 TOURING COM DNA ESPORTIVO

A nova Tracer 900 GT é a sport touring mais leve e potente do mercado, são apenas 215 quilos em ordem de marcha e 115 cavalos de potência. O resultado da mistura dessa leveza com performance, é a melhor relação peso x potência de 1.86 kg por cavalo… Puro DNA brutal da MT-09!

Não há como negar que o motor de três cilindros, o mesmo que equipa a MT-09, é um dos destaques da Tracer, a começar pelo ronco, que é uma verdadeira música aos ouvidos.

Do tipo DOHC, com dois comandos e 12 válvulas e arrefecimento a líquido, este motor foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologiaCrossplane nele empregado – a mesma utilizada na Yamaha M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi.

Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente por entregar o torque e potência de forma linear e progressiva.

Se este motor já era responsável por dar uma personalidade divertida à Tracer, em sua nova geração, com a adição de vários refinamentos tecnológicos, o modelo ficou ainda melhor. Com eles, toda a brutalidade de seu motor pode ser mais bem utilizada, pois o principal objetivo foi oferecer a maior controle e mais segurança na pilotagem. Quer ver?

Como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Viñales, a nova Tracer 900 GT também é equipada com embreagem deslizante. O sistema conhecido como “Slip Clutch, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento.

Além desse novo recurso, a Tracer conta com controle eletrônico de tração, que tem a função de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela destracione em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso.

Nele há duas opções de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, o sistema permite ser desligado para tornar a pilotagem ainda mais emocionante, ideal para quem utiliza a Tracer de forma mais esportiva, até mesmo em um track day.

 A nova Tracer 900 GT é uma Sport Touring capaz de garantir grandes doses de adrenalina com acelerações incrivelmente rápidas. Graças ao ímpeto de seu motor e ao novo sistema Quick Shift. Com ele, as trocas de marchas são feitas em um piscar de olhos, apenas pressionando para cima o pedal do câmbio, sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, e mantendo a rotação do motor sempre alta.

Isso acontece graças a um sensor junto ao pedal do câmbio que identifica seu movimento quando as marchas vão ser engatadas. Nesse momento, o sistema Quick Shift – realiza o corte na ignição em uma fração de segundos, permitindo assim o rápido acionamento do câmbio sem que o mesmo e a embreagem, sejam danificados

Como sua irmã MT-09, a Tracer 900 GT é equipada com o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode). Com ele é possível adequar as respostas do motor às condições de utilização e ao gosto de seu condutor, que pode escolher entre o modo STD, A e a B. A opção STD cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa como em alta velocidade. A opção A é mais agressiva do que o modo STD, com respostas mais rápidas, enquanto a B, se comparado ao STD, é mais branda, proporcionando uma pilotagem mais moderada.

Outra importante evolução que incide diretamente no controle e estabilidade da Tracer, é a nova balança da suspensão traseira, que possibilitou que a distância entre-eixos crescesse de 1.440 para 1.500mm. Esta mudança na ciclística aliada a nova calibragem dos amortecedores, deram ao modelo um comportamento ainda mais estável e equilibrado, possibilitando explorar ainda mais o seu DNA esportivo.

Por fim, estão os poderosos freios com ABS, capazes de fazer a nova Tracer 900 GT frear tão bem quanto acelera. Ela é equipada com dois enormes discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira. Já o sistema ABS, garante o não travamento das rodas, tantos nas frenagens mais bruscas, quanto em condições de baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.

A nova Tracer 900 GT 2020 estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final da primeira quinzena de julho e sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem. Seu preço público sugerido é de R$ 49.390,00 + frete.

Ficha Técnica YAMAHA TRACER 900 GT
MOTOR Motor DOHC, 12 válvulas, Arrefecimento a líquido, 4 Tempos
Cilindrada 847
Quantidade de Cilindros 3
Potência Máxima 115 cv/10.000 rpm
Torque Máximo 8,92 kgf.m/8.500 rpm
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de Partida Elétrica
Peso em ordem de marcha 215 kg
Câmbio 6 velocidades
SUSPENSÃO Dianteira Garfo telescópico Invertido (Up Side Down)
Curso da Suspensão Dianteira 137 mm
Traseira Balança traseira tipo Monochoque com link
Curso da Suspensão Traseira 130 mm
FREIOS Dianteiro Dois discos ventilados e flutuantes de 298 mm, duas pinças de 4 pistões cada e sistema anti bloqueio (ABS)
Traseiro Disco simples de 245 mm e pinças simples de um pistão
DIMENSÕES Altura do assento 850 / 865 mm
Comprimento total 2160 mm
Largura Total 850 mm
Altura Total 1.375 mm
Altura mínima do solo 135 mm
Distância entre eixos 1500 mm
Tanque de Combustível 18 L (3,4 L reserva)