Grata surpresa que tivemos na avaliação do Nisssan Sentra Advanced 2025. Espaço, conforto, acabamento, comportamento e relação custo-benefício, impressão que começa com a posição de dirigir, bem baixa como num esportivo em razão da altura do solo, apenas 18,45 centímetros, comandos à mão, atenção às estaturas mais baixas que têm de regular o assento para não perder o angulo preferencial de visão.
Para um sedã médio de entrada excelente espaço interno proporcionado pelo entre eixos de 2 metros 70 centímetros mas as dimensões também são generosas, comprimento 4,646 metros, largura 1 metro 819, a altura de 1m 45, atentar para o tamanho do porta-malas com espaço para 466 litros, com largura e comprimentos onde cabem malas e objetos mais longos e largos como bicicletas etc.
Os bancos são confortáveis e o acabamento é bom, com materiais de boa qualidade e sensíveis ao toque no painel e nas portas. A motorização é um Nissan 2.0 aspirado, quatro cilindros, a gasolina, 151 cv de potência e 20 kgfm de torque bem combinado com um câmbio automático CVT, 8 marchas simuladas, nenhuma maravilha num carro que pesa 1.380 quilos mas o suficiente para render um ritmo razoável dentro da cidade e bom de estrada por dois motivos fundamentais, consumo de 11 km por litro na cidade, 14 na estrada, pra lá de razoável em um carro familiar, e o extremo silencio de rota, graças a um cuidadoso trabalho de contenção de ruídos que fica perto de um carro elétrico, a 120 km por hora chega a dar a impressão de que o motor não está funcionando.
Impressiona também um sedã médio chegar equipado com recursos de segurança e conveniência de série como bancos de couro, ar-condicionado automático de duas zonas, regulagem elétrica para o banco do motorista, chave presencial com partida por botão, painel de instrumentos com relógios analógicos e tela de 7″ para o computador de bordo, dois modos de condução (Eco e Sport), controle de cruzeiro convencional, faróis de LED, rodas de 17″, seis airbags, alarme, multimídia com tela de 8″, Android Auto e Apple Car Play sem fios.
E continua com travamento automático das portas em movimento, acionamento do pisca-alerta e destravamento das portas em caso de acidente. A versão Advance passou a contar com mais itens de auxílio à condução (ADAS), incluindo alerta de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente de mudança de faixas e farol alto automático. E a versão de entrada já tinha alerta de colisão com frenagem automática na linha 2024.
O Rodas e Motores entende que vale a pena comprar um Nissan Sentra Advanced 2025 por R$ 162.900 reais e pelo que ele oferece como sedã médio numa época em que o segmento despenca mas que ainda exibe exemplos que trazem de volta o valor e a função dos carros familiares agora que sumiram de circulação, levados pelos modismos, peruas e monovolumes e uma longa leva de sedãs que fizeram história como Chevrolet Vectra, Fiat Linea, Citroën C4 Pallas, Ford Focus Sedan, Renault Mégane Sedan , Volkswagen Bora e outros.
O segmento de sedãs perdeu metade dos seus consumidores nestes últimos 15 anos, foram 493 mil em 2010, 295 mil em 2024. E custa a acreditar que, dos milhares de frequentadores dos show rooms da Nissan em todo o Brasil 64 mil tivessem levado casa suvs Kicks e apenas 6 mil os sedãs Sentra, mesmo expostos lado a lado e com todas as facilidades para descobrir detalhes e até testar desempenhos.