BYD SHARK GS 2025, novidade, potencia, tecnologia, preço alto e carga limitada

BYD SHARK GS 2025, novidade, potencia, tecnologia, preço alto e carga limitada

A engenharia afirma que a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A bateria da Shark é de 29,6 kWh autonomia, ainda segundo a engenharia, de até 100 quilômetros no modo puramente elétrico e somando as autonomias, com o motor a combustão, total é de 840 km

BYD lança em Goiania a Shark, primeira picape híbrida plug-in do Brasil, porte médio e preço de R$ 379.800, 437 cv de potência por isso a mais potente do mercado e apta a competir com as picapes medias de tradição como Hilux, Ranger, S10, Amarok e outras do segmento. 437 cavalos é a potência do motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina de 192 cv combinada com dois motores elétricos, um, dianteiro, de 228 cv e 31,6 kgfm de torque, o traseiro, mais 201 cv e 34,7 kgfm. A engenharia afirma que a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A bateria da Shark é de 29,6 kWh autonomia, ainda segundo a engenharia, de até 100 quilômetros no modo puramente elétrico e somando as autonomias, com o motor a combustão, total é de 840 km

Repórter Daiane Cristina

MECANICA, TECNOLOGIA, CAPACIDADES

No que diz respeito ao que uma picape tem obrigação de fazer, trabalho agropastoril como repetidamente citado no lançamento, a Shark fica a dever na caçamba com capacidade para 790 quilos de carga, e na capacidade de tração de reboques, 2.500 quilos. Em volume, tudo bem, 1,435 kg. A suspensão independente nas 4 rodas, molas aspirais à frente e atrás, com amortecedores, mais suave, confortável e manejável do que os jurássicos feixes de molas mas sistema muito criticado na picape Fontier que, aliás, o mudará radicalmente em seu próximo lançamento. Nos testes passa com louvor em conforto e manejabilidade, desempenho desconhecido em caso de carga plena, a verificar em testes mais demorados e minuciosos

 

ESTILO, ACABAMENTO, EXCLUSIVIDADES, PREÇO

A picape BYD Shark diz a que veio na concepção e no acabamento interno, tela multimídia de 12,8 “ no centro do painel, giratória, capaz de ficar na posição horizontal e na vertical (única com esta possibilidade), bancos de couro com ajustes elétricos, painéis das portas e materiais de revestimento de material sensível ao toque e de visual agradável, lista de equipamentos que inclui partida por botão, painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e o ADAS (Advanced Driver Assistance System, recursos de assistência ao motorista na condução mais segura.

Em resumo, a BYD Shark acrescenta muito no segmento das picapes medias como a primeira super-híbrida do mercado (a potência dos motores ganhou este adjetivo do locutor do evento), com seu conjunto de tecnologia e sua sofisticação visual mas ainda a provar sua capacidade de carga útil e sua aptidão para o serviço pesado. O preço de R$ 379.800 reais é considerado elevado mas chega endossado pela exclusividade, é a primeira picape hibrida, a exceção da Ford Maverick que tem propósito de mercado totalmente diverso, pelo prestigio e fama internacional da marca BYD e pela perspectiva de mudar para um menor e mais adequado logo que as vendas para CNPJ forem abertas, afinal o lançamento em Goiânia é porque somos a capital nacional do agro.

AVALIACÕES DO PREÇO DE VENDA

A divulgação do preço de venda da nova picape Shark após a apresentação e depoimentos dos executivos da BYD, R$ 379.800 reais, provocou uma certa insatisfação de vários concessionários da marca presentes ao evento, avaliando o preço elevado demais para os objetivos de venda, mais tarde, em privado, citados em 10 a 15 mil unidades por ano. Mais tarde também, e a título de explicação, os executivos de vendas informaram que as picapes Shark estao fora do programa de cotas e de redução do imposto de importação, são, portanto, oneradas em 35 por cento do imposto. Explicado mas o mercado vai dizer em que percentagem esse imposto vai afetar as vendas, é conhecida na BYD a capacidade de competir em custos e o preço deve ter sido muito discutido entre produção e vendas, nunca é um número estabelecido aleatoriamente. Daí a expectativa da coluna de que, medido o impacto do lançamento, as aguardadas vendas por CNPJ poderão ajustar o preço a nível mais adequado.

CAPACIDADE DE CARGA

Ficou esclarecido ainda que a capacidade de carga foi limitada pela legislação brasileira o que, aliás, nem carecia justificar, é claro que o projeto original teria de prevalecer, a Shark foi concebida para carregar apenas 790 quilos e ponto final. Se isso prejudicará seu desempenho comercial no mercado brasileiro são outros quinhentos. Assim como a suspensão confortável mas que atola no teste drive e a limitada capacidade de carga, o mercado vai dizer em futuro muito próximo se a picape super- híbrida BYD Shark veio a trabalho ou a passeio.