A Stock Car Pro Series volta a Goiânia neste fim de semana exibindo um nível raro de competitividade. Até o momento, foram realizadas cinco rodadas e nas dez corridas disputadas nas cinco rodadas duplas, a temporada registrou nove vencedores diferentes. O único competidor a subir ao topo do pódio duas vezes foi o paulista Gaetano Di Mauro, que triunfou na corrida principal de Interlagos e na Sprint do Velocitta. Além de Gaetano, já venceram em 2024 Rafael Suzuki, Felipe Baptista, Felipe Massa, Cesar Ramos, Dudu Barrichello, Bruno Baptista, Daniel Serra e Júlio Campos. Outro destaque é a quantidade de pilotos que já subiram ao pódio neste ano: 15 competidores já terminaram no top-3, ou o correspondente a metade do grid. Quem lidera a estatística é justamente o líder da temporada, o jovem Felipe Baptista que escalou o pódio em quatro oportunidades.
50 anos do Autódromo de Goiânia
Fim de semana de festa para Goiânia e para o esporte a motor brasileiro com a comemoração domingo do 50º aniversário do Autódromo de Goiânia, uma das praças esportivas mais importantes do país. Na pista, a partir desta 6ª feira, Stock Car Pro Series, Stock Series e BRB Fórmula 4, sábado fechando esportivamente as celebrações.
O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna já entrou para a história por ter recebido as principais competições do automobilismo e do motociclismo no Brasil e foi o cenário, por três anos (1987 a 1989), do Mundial de Motovelocidade no país. Desde seu ano inaugural até 2024, a capital de Goiás já sediou nada menos que 80 provas da Stock Car Pro, sendo o segundo destino mais frequente da categoria, superado apenas pelo Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Goiânia recebeu a Stock Car Pro Series no ano de inauguração da categoria, em 1979, com a quinta etapa daquela primeira temporada. O pole position foi Zeca Giaffone, mas quem brilhou foi o goiano Alencar Jr. que venceu e ainda marcou a melhor volta. O Autódromo de Goiânia tem forte historia vinculada à Stock Car, “enriqueceu” pelo menos 3 pilotos ao sediar a Corrida do Milhão em 2014, 2015 e 2018, Rubens Barrichello levou duas vezes e é o piloto em atividade com mais vitórias na capital goiana, oito primeiros lugares. A pista também já viu um campeão mundial de Fórmula 1 em ação na Stock Car: o canadense Jacques Villeneuve, dono do título de 1997, participou como convidado de Ricardo Zonta da prova em 2015.
Novo Stock Car 2025
Uma das grandes novidades da prova de Stock Car deste domingo no Autódromo de Goiânia será o novo carro da categoria, que estreia na próxima temporada, sendo exibido publicamente pela primeira vez, desfilando como carro-madrinha, puxando a fila do grid além de ser o protagonista de ativações na pista. A grande mudança no visual da Stock Car em 2025 é que os SUVs vão substituir os sedãs após 45 anos de história.
Na família Chevrolet, o Tracker Stock Car sucede o Cruze de competição e os rivais do Tracker serão as versões de competição do Toyota Corolla Cross e do Mitsubishi Eclipse Cross, a serem apresentados em breve. Totalmente novo no projeto e na construção pela Audacetech, empresa da própria Vicar, o Audace SNG01 será mais ágil, estável e tecnológico, foi desenvolvido com recursos avançados de engenharia e próprios para competição, como a asa móvel em fibra de carbono e conectividade 5G.