FORD INICIA A PRODUÇÃO DE MOTORES DA NOVA RANGER NA AMÉRICA DO SUL

FORD INICIA A PRODUÇÃO DE MOTORES DA NOVA RANGER NA AMÉRICA DO SUL

A nova linha de motores segue os conceitos de manufatura 4.0, com sistemas inteligentes, alto nível de tecnologia, automação, digitalização e sustentabilidade

A Ford vai trazer para Pacheco, na Argentina, a produção dos dois motores turbodiesel da Ranger, a unidade nas vizinhanças de Buenos Aires foi completamente remodelada para o lançamento da Ranger, uma nova linha de motores seguindo os conceitos de manufatura 4.0, com sistemas inteligentes, alto nível de tecnologia, automação, digitalização e sustentabilidade. O motor Lion V6 3.0 de quatro cilindros já têm 20 anos de existência mas concepção extremamente atualizada, ajuste de válvulas variável e sistema de injeção common rail, foi desenvolvido pela Ford Europeia ainda nos tempos das subsidiarias Jaguar e Land Rover para equipar o Discovery e o Range Rover. O conceito gera economia de combustível e redução de emissões com uma potência hoje de 250 cv de potência a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm.

A planta de motores segue o conceito avançado de manufatura 4.0 já adotado nas demais áreas da fábrica, com alto nível de tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade. O uso amplo da digitalização e o controle inteligente de processos contribuem para garantir grau máximo de qualidade e eficiência na produção.  

“A melhoria contínua dos nossos produtos e da nossa competitividade é chave para o negócio da Ford na região. Desde o seu lançamento, a Nova Ranger avançou em todos os indicadores. A qualidade é um grande diferencial do produto, que impacta diretamente na satisfação dos nossos clientes”, diz Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul. 

Segundo ele, mesmo sendo um veículo com 95% de peças novas, a Ranger atual já iniciou a produção no mesmo patamar de qualidade da geração anterior, uma plataforma que foi aprimorada em mais de 10 anos de melhoria contínua. “Isso é um fato inédito e, com a localização dos motores, estamos dando mais um passo nesse processo de melhoria constante”, destaca o executivo. 

Sistemas inteligentes 

A nova fábrica de motores de Pacheco tem capacidade instalada para produzir 82.000 motores/ano em dois turnos e foi desenvolvida com a participação ativa da engenharia regional. O seu sistema inteligente de gestão da qualidade utiliza mais de 2.000 sensores e mais de 50 câmeras para o monitoramento dos motores e componentes. 

“Além de robôs em operações críticas, usamos sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para garantir altíssima precisão, capazes de detectar variações de 0,004% no processo”, diz Kleber Fernandes, diretor de Qualidade da Ford América do Sul. “E toda a operação é feita de forma sustentável, com 100% de energia renovável e zero geração de resíduo para aterro.” 

As 129 estações de trabalho possuem controle automático de tarefas, incluindo sistema inteligente de aperto de parafusos. Elas também foram projetadas para otimizar a ergonomia e o conforto dos operadores, que receberam mais de 5.000 horas de treinamento. O ambiente com pressão positiva e os sistemas inteligentes de climatização e iluminação LED contribuem para o bem-estar e a produtividade.  

Manufatura 4.0 

A Ford investiu US$ 660 milhões na fábrica de Pacheco para a produção da Nova Ranger e ampliou em 70% a capacidade instalada, para 110.000 veículos/ano. Essa transformação incluiu a instalação de uma linha de prensas de alta velocidade, de até 2.500 toneladas, e 318 novos robôs inteligentes na área da carroceria, com soldas automáticas. A pintura introduziu a tecnologia de tinta com alto teor de sólidos. 

As linhas foram equipadas também com controle automático de ferramentas de torque, escaneamento 3D para controle dimensional e mais de 1.000 câmeras e sensores, monitorados em tempo real com o uso de inteligência artificial para garantir o padrão superior de execução da picape.